Bolo do Vaticano (bolo da sorte)

Quando a minha mana me explicou a história deste bolo e perguntou-me se eu o queria fazer, a minha primeira reacção foi "Mana, sabes que não acredito em nada destas coisas" e lá recusei a oferta. Mas, já à última da hora, quando a mana ia oferecer a última porção a outra pessoa, lá olhei outra vez para a lista de ingredientes e acabei por aceitar o desafio. Afinal de contas, mal não faz e sempre se fica com um bolo rico e saboroso para comer :)
Dizem que este bolo traz sorte para a toda a família e, além disso, concede dois desejos: um a quem o faz (e que é quem come a primeira fatia) e outro para quem parte a primeira fatia.
Há quem lhe chame Bolo do Vaticano e quem lhe chame Pão do Vaticano, mas o resultado final assemelha-se mais a um bolo do que um pão. A verdade é que usa uma técnica antiga, usualmente aplicada ao fabrico do pão: o isco ou finto ou massa-mãe ou mesmo acrescento (como a minha mãe lhe chama). Tem uma série de regras a cumprir, mas muito sinceramente não custaram nada a seguir. Só contribuem para que a hora de ver o resultado final se torne mais desejada.
Ficou tão tão bom! Húmido, rico, leve, cheio de sabores e com um cheiro delicioso espalhado pela casa (dizem que sim). Ah, e desculpem-me o exagero de fotografias, mas tinha tantas que gostei...
Aqui fica para vocês, com os meus desejos de boa sorte e muitos sorrisos, quanto mais não seja quando o degustarem e partilharem com as pessoas que mais gostam... lá no fundo isso é o mais importante, não acham? Alguém com quem partilhar o que fazemos.

Bolo do Vaticano

Bolo do Vaticano

Bolo do Vaticano

Bolo do Vaticano

Bolo do Vaticano
Ingredientes Bolo do Vaticano
A ter em conta
  • O bolo só deve ser feito uma vez na vida pela mesma pessoa.
  • Não devem ser usados utensílios como colheres, garfos ou facas na preparação do bolo (a não ser quando indicado).
  • A porção recebida deve ser colocada num recipiente com dimensão suficiente para aí fazer o bolo. Deve ser vertida para esse recipiente sem recorrer a nenhum utensílio e tapado com um pano de cozinha.
  • Este bolo deve ser batido apenas com colher de pau e unicamente quando a receita o diz.
  • Depois de pronto não deve ser partido por quem o fez, mas sim por outra pessoa. A pessoa que o partir pode pedir um desejo.
  • Durante a semana, a massa deve estar sempre fora do frigorífico para garantir que leveda. E podem ficar descansadas que não se estraga (mesmo com temperaturas acima dos 20 graus).
  • A receita só deve ser partilhada com as pessoas a que é entregue uma porção (esta regra não a cumpri, dado que partilho a receita aqui... faz de conta que vos dou uma porção).
  • Se conseguirem entregar as porções de massa-mãe logo no Sábado ou pelo menos no Domingo, tanto melhor, dado que começa logo o processo de crescimento.
Ingredientes
500 g de açúcar
500 ml de leite
500 g de farinha sem fermento
250 g de farinha com fermento
3 ovos
250 ml de óleo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de sopa de fermento
1/2 colher de sopa de canela
2 maçãs em cubos pequenos
nozes picadas qb
uvas passas qb
pepitas de chocolate qb
açúcar baunilhado qb

Preparação
2ª feira
Adicionar 250 g de açúcar à porção recebida (não mexer).
3ª feira
Adicionar 250 ml de leite fervido e arrefecido (não mexer).
4ª feira
Adicionar 250 g de farinha sem fermento (não mexer).
5ª feira
Mexer tudo, usando somente uma colher de pau.
6ª feira
Adicionar 250 g de açúcar, 250 g de farinha sem fermento e 250 ml de leite fervido e arrefecido. Mexer até ficar homogéneo e dividir em 4 porções. Colocar 3 das porções em recipientes para entregar as 3 pessoas e manter a 4ª porção no recipiente original, tapando-o novamente com o pano.
Sábado
Pré-aquecer o forno a 180 graus, durante uns 20 a 30 minutos. 
Adicionar à 4ª porção, a farinha com fermento, o bicarbonato, o fermento, a canela, o açúcar baunilhado e os ovos e mexer. Seguidamente, adicionar o óleo e mexer novamente. Acrescentar as uvas passas, as nozes picadas, as raspas de chocolate e a maçã e misturar. Levar ao forno até que o teste do palito diga que está pronto.

Dicas
As duas maçãs não fazem parte da receita original que recebi. Indicava apenas para colocar umas fatias de maçã por cima do bolo, mas opcionalmente. Optei por cortar uma Royal Gala e uma Granny Smith em cubos e misturar com a massa, conferindo-lhe uma maior humidade.
Em vez de raspas de chocolate, optei por usar pepitas de chocolate, para não desaparecerem no meio da massa.
A receita original mencionava 750 g de farinha, não especificando se seria com ou sem fermento. Optei por usar farinha sem fermento na fase inicial de preparação da massa mãe, colocando farinha com fermento apenas na preparação do bolo propriamente dito.
O meu bolo cozeu durante 1:10, mas o da minha mana cozeu em 40 minutos. O facto de ter maçã, faz com que leve mais tempo a cozer, mas nada como ir acompanhando com o teste do palito (sempre no meio do bolo, dado que é a parte que leva mais tempo a cozer).
Usei sultanas douradas em vez de uvas passas, dado que são mais pequenitas e agradam-me mais.
Coloquei algumas sultanas e sementes de sésamo em cima da massa, antes de levar ao forno, para dar aquele look final. E ficou bem giro, não?
Receita que a minha mana me entregou com votos de muito boa sorte, à qual fiz uns ajustes. Há sempre algo de nós que podemos acrescentar em tudo o que fazemos.


Download da receita em PDF



Comentários

  1. Respostas
    1. Já acabou :) Comi hoje a última (meia) fatia. Apetece repetir

      Eliminar
  2. deve ser optimo!!! só tem ingredientes k eu gosto....quero experimentar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) é mesmo muito bom! Um bolito ideal para acompanhar um chá em dias frios.

      Eliminar
  3. Olá. Essa receita é para fazer a massa do inicio?
    É que me disseram que ninguém tem a receita da primeira parte do bolo, e que depende da doação de uma parte de massa de outra pessoa. Como não consigo arranjar, será que dá para fazer por esta receita?
    Agradeço se me puder tirar a duvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Sempre disponível para esclarecer as dúvidas.

      Eu tive quem me entregasse a porção inicial, mas um dia destes vou fazer como um bolo normal. Quando fizer como um bolo normal, farei assim:

      Ingredientes:
      250 g de açúcar
      250 ml de leite
      500 g de farinha com fermento
      3 ovos
      250 ml de óleo
      1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
      1/2 colher de sopa de fermento
      1/2 colher de sopa de canela
      2 maçãs em cubos pequenos
      nozes picadas qb
      uvas passas qb
      pepitas de chocolate qb
      açúcar baunilhado qb

      Preparação:
      Bater os ovos com o óleo. Adicionar o açúcar (misturado com o açúcar baunilhado) e bater. Adicionar a farinha (peneirada com o fermento e o bicarbonato) intercalando com o leite e mexendo (não bater muito, apenas até ficar homogéneo). Adicionar a canela e envolver os restantes ingredientes secos (maçãs, pepitas, nozes e uvas passas). Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180 graus. Fazer figas e esperar que saia bem... se eu conseguir testar no próximo fim-de-semana, digo como correu.
      Se eu própria quisesse começar a corrente, faria da seguinte forma:

      Ingredientes iniciais:
      125 de açúcar
      125 g de farinha sem fermento
      125 ml de leite fervido e arrefecido

      Preparação inicial:
      Na Sexta-feira misturaria estes 3 ingredientes, mexendo com uma colher de pau. Deixaria em repouso, fora do frigorífico, num recipiente tapado com um pano, sem voltar a mexer.

      Preparação restante:
      A partir de Segunda-feira, faria os restantes passos consoante a receita original.

      Sugestão adicional: tendo em conta que actualmente há tantas pessoas a fazer esta corrente, se estiver registado(a) em alguma rede social, pode sempre optar por tentar saber se alguém tem a porção de massa inicial para partilhar :)

      Espero ter ajudado

      Eliminar
    2. Sempre chegou a fazer o bolo? Ficou bom?
      Começou a corrente? Ou seja, fez a massa.mae?

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Tenho massa deste pão para partilhar,quem quiser diga...Sou de Santo António dos Cavaleiros mas também posso entregar na margem sul.

    ResponderEliminar
  6. N consegui entregar 2 porções é muito grave? As pessoas q conheço ou já fizeram ou dizem q n têm tempo para essas coisas. Estou destroçada :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera :) Não fique desanimada com isso. Se não tentasse entregar as porções, mas não foi o caso! Fez a sua parte e isso é que conta. E acreditar que vai resultar, ajuda certamente! Boa sorte e beijinhos

      Eliminar
  7. Eu gostava imenso de fazer! Alguém tem uma porção para me oferecer?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho 2 que n consegui entregar, mas já têm uma semana :( será q ainda ficará bom para alguém q queira fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia. Não me parece muito seguro :( Boa sorte. Beijinhos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!