Folhado de baunilha e chocolate

Massa folhada... esta massa estaladiça que tão bem fica em doces e salgados! Adoro :)
Esta sobremesa foi improvisada e não saiu nada mal. Inspirado no mil folhas francês, mas sem a sua técnica na cozedura da massa, resultou num doce bem leve e pouco açucarado que convida a comer uma fatia atrás da outra. 
O creme de pasteleiro (crème pâtissière) aqui usado foge à receita tradicional. Leva um pouco de manteiga (o clássico nem sempre leva) e é preparado com água em vez de leite. É uma boa opção para quem não gosta de leite e fica bem ligeiro. Pode ser usado em qualquer doce que peça a presença do tradicional creme de pasteleiro francês (diferente do português). Um destes dias, vou aqui partilhar uma receita com o crème pâtissière tradicional.
Este serviu de sobremesa de domingo. Éramos sete e deu para todos, mas houve quem quisesse repetir e já não havia.
Experimentem e opinem. É bem mais simples do que pode parecer à primeira vista!

Folhado baunilha e chocolate

Folhado baunilha e chocolate

Folhado baunilha e chocolate
Ingredientes
Folhado e cobertura
1 embalagem de massa folhada fresca rectangular
100 g de chocolate culinário (barra)
25 g de chocolate branco (opcional)
1 colher de sopa de óleo de girassol
Creme de pasteleiro
1/2 l de água
4 gemas de ovos
125 g açúcar
60 g de farinha sem fermento (tipo 55)
60 g de manteiga
1 colher de chá de açúcar baunilhado

Preparação
Creme de pasteleiro
Levar a água ao lume com a manteiga até ferver e desligar logo de seguida. Deixar arrefecer ligeiramente.
Num recipiente, colocar as gemas de ovos, adicionar o açúcar e o açúcar baunilhado e mexer bem. De seguida, adicionar a farinha e mexer até obter uma mistura homogénea.
Verter a água com manteiga sobre a mistura anterior, aos poucos, mexendo sempre até à completa dissolução de todos os elementos.
Levar este creme a engrossar em lume brando, mexendo sempre, de forma a obter um creme denso, brilhante e uniforme.
Colocar o creme num recipiente e tapar com película aderente (colocar a película em contacto directo com o creme), para que não se forme uma capa à superfície. Reservar até arrefecer.
Massa folhada
Pré-aquecer o forno a 200 graus.
Dividir a massa folhada em três tiras longitudinais, mantendo o papel vegetal. Picar a massa com um garfo e levar ao forno, num tabuleiro separando as três tiras, sem retirar o papel vegetal. Verificar as instruções de cozedura na embalagem, mas geralmente são suficientes 20 minutos para que fique cozida e douradinha.
Retirar do forno e deixar arrefecer. Dado que a massa cozida desta forma, geralmente fica alta, com uma faca de serra, cortei a capa superior de cada uma das tiras (senão não seria possível empilhar). Para não desperdiçar esta massa, esfarelei-a e voltei a dispor por cima das tiras, preenchendo os buracos deixados pela cozedura (sobrou alguma massa que inutilizei).
Cobertura e montagem
Numa travessa (ou outra base), colocar a primeira camada de massa, com a base mais lisa virada para baixo. Espalhar uma camada de crème pâtissière usando uma espátula ou com o saco de pasteleiro (eu optei por este último).
Dispor a segunda camada de massa, também com a base mais lisa virada para baixo. Voltar a colocar uma camada de crème pâtissière.
Dispor a última camada de massa folhada, desta vez com a camada mais lisa voltada para cima.
Fazer a cobertura, derretendo o chocolate em banho-maria ou no microondas. De seguida, adicionar a colher de óleo e mexer até ficar uniforme.
Espalhar a cobertura de chocolate com uma espátula em toda a superfície da massa folhada.
Eu optei ainda por derreter um pouco de chocolate branco, colocá-lo num cone que fiz com papel vegetal e cortando a sua extremidade serviu de saco de pasteleiro para fazer os desenhos que vêem na fotografia. É puramente opcional, podem não colocar de todo o chocolate branco ou usar outro método qualquer para fazer uns rabiscos sobre o chocolate preto.

Dicas
Eu corto a massa folhada em tiras, usando uma tesoura de cozinha e cortando ao mesmo tempo o papel vegetal que vem com a massa.
Usei massa folhada fresca Belbake (LIDL) pois tem um formato rectangular e dá um excelente resultado (e trabalho nenhum). Podem também usar massa folhada congelada, esticando-a com o rolo até ficar com uma espessura de cerca de 5 mm.
É possível aromatizar com 1 colher de chá de extracto de baunilha líquido em vez de usar o açúcar baunilhado. Ultimamente, utilizo o açúcar baunilhado da Globo (não é caro e rende imenso). Também tenho cá por casa o extracto de baunilha líquido da Vahiné, mas para este tipo de creme, é mais seguro usar o açúcar baunilhado, dado que não corre o risco de destalhar.
Se fizerem esta sobremesa no Verão, sugiro que a coloquem no frigorífico. O creme fica óptimo fresquinho.
Neste vídeo podem ver como fazer o cone de papel vegetal, para fazer a obra de arte com o chocolate branco.

Receita que improvisei, usando uma receita de creme pasteleiro que tinha perdida no meio das minhas centenas de receitas (não sei de onde a tirei)

Download da receita em PDF

Comentários

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!