Uma espécie de focaccia

focaccia é um pão de origem italiana, de formato achatado e textura macia. Tradicionalmente encimado por azeite, sal grosso e alecrim, mas pode ter variantes... é o caso desta, dado que não tinha alecrim tive que improvisar com o que havia cá por casa.
Chamei-lhe "uma espécie de focaccia" porque na realidade foi preparada com massa de pizza que me tinha sobrado do fim-de-semana. E não é que ficou excelente?
Foi servida como entrada, acabadinha de sair do forno, e acabou por acompanhar o resto do jantar. Continua a ser boa depois de fria, mas assim quentinha e estaladiça... huuummm. 
A repetir certamente e brevemente :)

Focaccia

Focaccia

Focaccia

Ingredientes
Massa
500 g de farinha sem fermento tipo 65
1/2 colher de sopa de sal fino
1 saqueta de fermento de padeiro (5,5 g)
1/2 colher de sopa de açúcar
300 ml de água morna
Outros
3 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
oregãos
sal grosso qb (ou flor de sal)

Preparação
Num recipiente grandito (ou numa superfície bem limpa), colocar a farinha com o sal, abrindo um buraco no centro. 
Num copo com a água morna, dissolver o fermento e o açúcar e deixar repousar uns minutos.
Verter a mistura de água com fermento para o centro da farinha e com um garfo ir misturando a farinha com a água, arrastando-a da extremidade para o centro, até formar uma massa homogénea.
Trabalhar a massa durante cerca de 10 minutos até obter uma massa macia e elástica.
Formar uma bola, colocar num recipiente polvilhado com farinha e tapado com película aderente.
Deixar levedar num local quente durante cerca de 45 minutos (ver instruções na caixa do fermento), até que a massa dobre o seu volume.
Dividir a massa em duas partes idênticas e com o rolo da massa esticá-la dando-lhe um formato ovalado. 
Colocar a massa esticada num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal, e voltar a deixar levedar mais algum tempo (cerca de 30 minutos).
Enquanto a massa termina de levedar, numa tacinha, colocar as 3 colheres de sopa de azeite e adicionar os dentes de alho picados muito finamente e deixar repousar uns minutos.
Ligar o forno a 200 graus.
Estando a massa levedada, pressionar a sua superfície com o dedo fazendo umas covinhas, de forma a obter a textura apresentada na fotografia.
Pincelar a massa com o azeite aromatizado de alho, espalhando o alho uniformemente. Polvilhar com oregãos e sal grosso a gosto (ou flor de sal).
Levar ao forno durante cerca de 25 minutos, até obter uma cor dourada e a massa ficar cozida.

Dicas
Para levedar, principalmente no Inverno, eu ligo o forno a cerca de 50 graus e coloco o recipiente com a massa lá dentro, desligando-o ao fim de uns 20 minutos e deixando-o por cerca de 45 minutos (não abrir o forno para não perder o calor).
Para que o alho fique bem desfeito, costumo usar o ralador/raspador em vez de o picar com a faca. Uso a parte de ralar finamente o queijo.
Esta quantidade foi suficiente para um tabuleiro de forno comum (2 focaccias = 1 tabuleiro), mas pode ser feita com outros formatos.

Receita da massa de pizza é baseada numa receita do Jamie Oliver com pequenos ajustes.

Download da receita em PDF






Comentários

  1. Deve ser realmente muito bom! Tem um aspecto maravilhoso, rustico! Adoro! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!