Alheira em cama de grelos

Um jantar que liga mais com Outono/Inverno do que propriamente Primavera, mas em dias de chuva, como hoje, sabe na mesma tão bem! Basta usar os ingredientes certos e faz-se um jantar com uma apresentação apelativa e dificuldade igual a zero.
Felizmente, no local em que vivo, ainda é possível comprar hortaliças directamente ao lavrador e há sempre quem venda ovos caseiros. Um luxo nos dias que correm. 
Quem fez este jantarito foi a minha mãe e, como tudo o que ela faz, estava divinal. Terrível para dietas.

Alheira em cama de grelos

Ingredientes (para 4 pessoas)
1 molho de grelos
4 alheiras
4 ovos
2 dentes de alho grandes (ou 3 pequenitos)
azeite qb
sal qb
pimenta qb

Preparação
Colocar uma panela com água a aquecer. Enquanto a água aquece, arranjar e lavar os grelos. Assim que estiver a ferver, adicionar os grelos, temperar com sal e deixar cozer (cerca de 15 minutos).
Ligar o forno a 200 graus.
Depois de cozidos os grelos, colocá-los num escorredor. Picá-los grosseiramente e picar também os dentes de alho.
Num tacho, colocar o azeite e os alhos e deixar estalar. Adicionar os grelos picados e saltear durante cerca de 5 minutos.
Num pirex ou assadeira de barro (cá por casa, preferimos esta última), dispor os grelos salteados e "deitar" as 4 alheiras em cima da sua cama. Antes de colocar as alheiras, costumamos picá-las com um garfo.
Levar ao forno, durante 15 minutos. Ao fim dos 15 minutos, retirar do forno, colocar 1 ovo no centro de cada alheira (como na fotografia) e levar ao forno por mais 5 minutos. Nesta fase, pode-se mesmo desligar o forno, para quem gosta dos ovos mal passados (foi o caso do da foto).
E voilá, retirar do forno e saborear um jantarito bem reconfortante e apetitoso.

Dicas
Geralmente usamos grelos nabiça (ou grelos nabiceiros), dado que são menos amargos que os grelos, mas raramente se encontram no supermercado. Podem usar grelos normais.
Para quem compra as alheiras no supermercado, as da marca Terras do Vento Leste são excelentes. Então a de caça é sinónimo de uns huuummms extra. Recomendo vivamente.
O ovo da fotografia não levou pimenta, mas eu costumo por sempre e de preferência moída na hora.

Receita da minha mãe

Download da receita em PDF


Comentários

  1. acredita que já vivo em Portugal há 15 anos, e que nunca comi alheira ???? já estive para comprar muitas vezes mas fico sempre com receio de não a saber cozinhar... se calhar é desta ! ovos caseiros : tenho, grelos do quintal : tenho, agora é só comprar alheira e vamos a isso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é possível? Não pode ser, toca a corrigir isso.
      Um destes dias, vou aqui partilhar uns folhadinhos de alheira com massa filo que são imperdíveis... outra boa oportunidade para se redimir :)
      Há uns anos atrás, tínhamos uma pessoa que as trazia de Mirandela e eram uma coisa do outro mundo, mas à falta dessas, lá tentei encontrar uma marca que me agradasse.

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!