Bolo de laranja encharcado

Cá está um bolinho bem simples e que faz uma bela sobremesa. Neste fim de semana fiz, não um, nem dois, mas três bolos de aniversário! O forno não parou.
A mãe fez 60 anos e teve direito a dois bolos. Este, de laranja, foi o de cá de casa, e fiz o Bolo de chocolate Paris, para ela levar para o trabalho (coberto com côco, ficou divinal).
A avó paterna fez 87 anos e também teve direito ao Bolo de chocolate Paris, visto que é sempre uma aposta seguríssima.
Este bolo é excelente para se comer à colher, e não tanto um bolo para o lanche, por isso é uma ótima opção para sobremesa. Fica bem molhadinho e a saber a laranja :)

Bolo de laranja encharcado


Bolo de laranja encharcado

Ingredientes (12 fatias)
Bolo
4 ovos
175 g de açúcar
125 g de margarina derretida
125 g de farinha
raspa de uma laranja (grande)
1 colher de chá de fermento em pó
Calda
125 ml de água
sumo de uma laranja (grande)
75 g de açúcar
Cobertura
50 g de chocolate em barra
25 g de manteiga à temperatura ambiente
farripas de hóstia ou qualquer outro tipo de confeitos ou granulado (opcional)

Preparação
Bolo
Ligar o forno a 180 graus.
Bater as claras em castelo.
Derreter a manteiga no micro-ondas e, com uma batedeira, batê-la com as gemas (cerca de 2 minutos é suficiente). 
Adicionar o açúcar e a raspa da laranja e bater, também com a batedeira, até ficar bem misturado (parar, assim que estiver homogéneo).
Peneirar a farinha juntamente com o fermento e, com uma colher de pau, incorporar no preparado anterior, até que fique misturado.
Ainda com a colher de pau, envolver as claras na massa.
Levar ao forno em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha ou, em alternativa, forrada com papel vegetal (ver dicas). Coze cerca de 30 minutos ou até que o teste do palito diga que está pronto.
Depois de retirar do forno, deixar repousar na forma, cerca de 10 minutos. Desenformar, fazer alguns furos com um palito e regar, uniformemente, com a calda ainda quente.
Quando estiver frio (ou quase frio), barrar com a cobertura de chocolate, acabada de fazer (antes de arrefecer). Polvilhar com as farripas, ou qualquer outro granulado, ou mesmo com pozinhos de perlimpimpim.
Calda
Enquanto o bolo coze, levar ao lume a água com o açúcar e deixar ferver por cerca de 7 minutos. Retirar do lume e adicionar o sumo da laranja.
Cobertura
Partir o chocolate em pequenos pedaços e levar ao micro-ondas até derreter. Geralmente, começo por um período de 1 minuto, retiro e mexo, volto a colocar mais 30 segundos, retiro e mexo, e assim sucessivamente, até que fique derretido.
Incorporar a manteiga no chocolate derretido e mexer até que se funda com o chocolate (não levar o chocolate com a manteiga ao micro-ondas).

Dicas
Geralmente, quando faço bolos, forro o fundo da forma com papel vegetal. Faço uns "riscos" com manteiga no fundo da forma, coloco um disco de papel vegetal (cola nos riscos). De seguida, unto a forma e o papel vegetal e polvilho com farinha.
Usei uma forma de 26 cm, resultando num bolo baixo. Tendo em conta a finalidade (sobremesa), fiz deste modo propositadamente.
Para quem não gosta do bolo muito molhado, pode não usar a calda toda.
Se quiserem cobrir o bolo todo, basta dobrar a quantidade da cobertura, duplicando os ingredientes.

Receita retirada do blog Brisa Marítima, apenas com alguma redução ao açúcar e adição de uma das minhas coberturas de chocolate preferidas.


Download da receita em PDF





Comentários

  1. Laranja e chocolate é sempre uma combinação segura, adoro ! Também gosto muito de regar os bolos com xarope, ficam óptimos e conservam-se mais tempo .... quando não se devora tudo no próprio dia :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia :) Obrigada pelas palavras. Este fim-de-semana, fiz outro molhadinho... Tenho andado muito arredada das publicações. Vou tentar redimir-me. Beijinhos.

      Eliminar
  2. Ai adoro bolos de laranja molhadinhos!!! Quando voltar a fazer algum bolo de laranja vai ser este! ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!