Noodles com carne e vegetais

Cá por casa, não há muitos fãs de sabores orientais. Tendo em conta que todos repetiram a dose e que não sobrou nem uma fita de massa... vejo uma inversão desta tendência :) 
Usei bife de vaca, mas ficará excelente com porco também. Um destes dias, vou fazer uma versão com camarões (já os tenho no congelador à espera) e partilho aqui no blogue também.
Noodles com carne e vegetais

Ingredientes (4 a 5 pessoas)
Massa
600 g de bifes de vaca ou porco cortados em tiras
400 g de mistura chinesa de vegetais (congelados)
200 g de cogumelos frescos limpos e cortados em metades
250 g de noodles
azeite q.b.
1 colher de sopa de manteiga
1 dente de alho
500 ml de água quente ou caldo de carne
molho de soja a gosto (usei cerca de 75 ml)
sal q.b.
salsa picada (facultativo)
Marinada
1 dente de alho (grande) finamente picado
2 colheres de chá de gengibre ralado
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de vinho da madeira ou moscatel
sal q.b
pimenta ou malagueta moída ou piri-piri

Preparação
Colocar a carne cortada em tiras num recipiente e adicionar todos os ingredientes da marinada. Deixar repousar pelo menos duas horas.
Numa frigideira ou num wok, colocar um fio de azeite e adicionar a carne com a marinada. Deixar cozinhar até o molho reduzir e começar a dourar a carne.
Enquanto a carne cozinha, numa frigideira à parte, colocar um fio de azeite, uma colher de sopa de manteiga e um dente de alho esmagado (com a pele). Assim que a manteiga deixar de fazer espuma, adicionar os cogumelos (limpos e cortados em metades), temperar com um pouco de sal, acrescentar a salsa picada e deixar saltear. Assim que estejam salteados, retirar da frigideira e reservar.
Na mesma frigideira que foi usada para os cogumelos, colocar a mistura de legumes congelados, adicionar um pouco de sal e deixar saltear durante cerca de 5 minutos. Desligar o lume, retirar o alho esmagado e adicionar a esta mistura os cogumelos salteados que se tinham reservado.
Acrescentar todos os legumes à carne que estará dourada e misturar. Acrescentar a água/caldo quente e, assim que ferver, adicionar a massa. 
Logo que ferva novamente, adicionar o molho de soja, retificar os temperos e deixar cozinhar cerca de 4 a 5 minutos (ir experimentando para não passar o ponto de cozedura). Pode ser preciso adicionar mais água.
Assim que a massa estiver no ponto, servir de imediato e deliciar-se. 

Dicas
Usei piri-piri Sacana da Paladim e vinho moscatel.
Usei uma massa excelente que comprei no LIDL. As da Milaneza próprias para o wok darão o mesmo resultado, pois têm o mesmo tempo de cozedura do que a que usei.
A mistura chinesa comprei da marca Pingo Doce. 

Receita improvisada para dar uso a uma das massas que tinha na minha coleção (é grandita).

Download da receita em PDF







Comentários