Bacalhau com broa e Vinho do Porto

Leva bacalhau... azeite... alho... broa e ainda Vinho do Porto! Como diz uma amiga minha "Leva só coisas boas, só pode ser bom!".
Este prato foi preparado a meias com a minha mãe. Ela a dar as instruções, visto que era quem sabia a receita, e eu a executar :)
Bom proveito!
Bacalhau com broa e Vinho do Porto


Bacalhau com broa e Vinho do Porto
Ingredientes (6 a 8 pessoas)
Crosta de broa
500 a 600 g de broa
1 cebola pequena (ou meia grande)
1 dente de alho
1/2 chávena de café de vinho do Porto
azeite q.b.
1 colher de chá de pimentão doce
Bacalhau e batatas
4 lombos de bacalhau demolhado (grandes)
2 batatas por cada pessoa (médias)
2 cebolas
3 dentes de alho
1 folha de louro
1 chávena de café de vinho do Porto
pimenta q.b.
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação
Crosta de broa
1 - Esfarelar o miolo da broa. Picar a cebola e o alho finamente.
2 - Misturar o miolo de broa com a cebola, o alho, o Vinho do Porto, um fio de azeite e o pimentão doce.
Bacalhau e batatas
3 - Num tacho com água temperada com sal (pouco) cozer o bacalhau. Deixar a água ferver, adicionar o bacalhau e reduzir o lume para o mínimo. Deixar fervilhar durante não mais do que 8 minutos (ainda vai saltear, antes de ir ao forno). Assim que passar esse tempo, escorrer o bacalhau, deixar arrefecer um pouco e lascar, removendo a pele e as espinhas.
4 - Lavar bem as batatas e levar a cozer com a pele, em água temperada com sal, durante cerca de 10 minutos. Assim que passar esse tempo, escorrer as batatas e descascá-las à mão.
5 - Cortar as cebolas em rodelas e laminar os alhos. Num tacho ou numa frigideira funda, colocar azeite (generosidade com o azeite), a folha de louro, a cebola e o alho e cozinhar até ficar transparente. Assim que comece a querer dourar, adicionar o Vinho do Porto e o bacalhau lascado e deixar refogar durante cerca de 3 a 4 minutos.
6 - Ligar o forno a 220º. Cortar as batatas previamente descascadas em rodelas grossas. 
7 - Num recipiente que possa ir ao forno, dispor as rodelas de batata, de seguida colocar o bacalhau refogado com a cebolada e, por fim, espalhar o preparado para a crosta de broa.
8 - Levar ao forno durante 25 minutos ou até que fique com a crosta dourada. Servir com o acompanhamento que preferirem.

Dicas
- Acompanhámos com uns grelos salteados. Foram previamente cozidos em água temperada com sal (poucos minutos) e, depois de escorridos, cortados em pedaços pequenos. Depois, levados a saltear em azeite e alho e temperados com pimenta.
- Costumo fazer o preparado da crosta, enquanto aguardo que cozam as batatas e o bacalhau. Desta forma, está pronta a usar assim que necessário.

Receita que preparei segundo as instruções da minha mãe, que a obteve através de uma colega de trabalho.

Download da receita em PDF


Comentários