Bolo de ananás da minha avó Glória

Eis uma das poucas receitas da minha avó que eu tomei nota... infelizmente uma das poucas, mas felizmente que a anotei!
Confesso que foi com algum receio que preparei este bolo, pois a responsabilidade era enorme. O resultado não defraudou e decerto vou fazê-lo mais vezes.
É maravilhoso as pessoas deixarem-nos coisas boas para recordar :) Um destes dias, farei o bolo de canela que ela também me deixou e partilharei também a receita.


Ingredientes
250 g de farinha com fermento
250 g de açúcar
225 g de manteiga (temperatura ambiente)
7 ovos
1 lata de ananás em calda
3 colheres de sopa da calda do ananás
1 colher de chá de fermento
caramelo (usei de compra)

Preparação
Preparar uma forma redonda (usei de 24 cm), untando-a com manteiga e colocando o caramelo no fundo. Ligar o forno a 180 graus.
Bater a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Separar as gemas das claras e adicionar as gemas, batendo novamente um pouco. Bater as claras em castelo, enquanto se avança na preparação.
Misturar o fermento com a farinha. Adicionar a farinha à mistura anterior (e três vezes) e bater apenas até ficar uniforme. 
Acrescentar as 3 colheres de sopa de calda do ananás à mistura anterior e mexer.
Envolver, delicadamente, as claras batidas em castelo.
Rodar a forma, por forma aos laterais também ficarem banhados com caramelo. Dispôr as rodelas de ananás no fundo e verter a massa por cima.
Levar ao forno durante cerca de 45 minutos (fazer o teste do palito no meio). Desenformar ainda quente, para o caramelo se manter líquido e o ananás não ficar agarrado ao fundo.

Dicas
Usei caramelo de compra, mas a minha avó fazia sempre o caramelo. Por vezes, fazia em maior quantidade e guardava num frasco dentro do frigorífico.
Para o bolo ficar mais molhadinho, depois de o desenformar, basta fazer alguns furos com um garfo e colocar umas colheres de calda do ananás.

Receita que a minha avó Glória fez inúmeras vezes e que partilhou comigo.

Download da receita em PDF

Comentários