Entrecosto com mel e mostarda

Esta combinação do doce mel com a mostarda, complementada pelo picante da malagueta... é dos Deuses! A carne separa-se do osso com uma colher... fica tenra, apetitosa e suculenta.
Um prato excelente para quando se recebe convidados. Sendo um prato de forno, tem poucas etapas: temperar, enfornar, cuidar e voilá! Sai do forno a fumegar para os convivas deleitar :)
Cá por casa, já se tornou um prato habitual e será o almoço do dia de São João, que está quase a chegar. Costumo acompanhar com um couscous de legumes ou cogumelos e uma salada, mas vai lindamente com um arroz branco e soltinho.
Não deixem de experimentar :)
Entrecosto com mel e mostarda
Entrecosto com mel e mostarda

Ingredientes (8 a 10 pessoas)
No dia anterior
2,5 Kg de ponta de entrecosto
300 ml de vinho branco
3 dentes de alho picados
2 folhas de louro
2 c. chá de pimentão doce
1 c. chá tomilho
1 malagueta (2 para quem gosta)
pimenta
sal
No momento de cozinhar
1 cebola grande
3 colheres de sopa de mostarda
5 colheres de sopa de mel
3 colheres de sopa de azeite

Preparação
Na véspera do cozinhado, colocar a carne num recipiente e adicionar os ingredientes da marinada. Costumo cortar a malagueta em pedaços, para que se faça sentir. Colocar no frigorífico para dormir.
No dia do assado, 2 horas antes dos convivas chegarem, ligar o forno a 220 graus.
Cortar a cebola em rodelas ou meias luas e colocar no fundo do tabuleiro que irá ao forno. Dispor a carne no tabuleiro e verter a marinada por cima. Dar duas ou três voltas à carne.
Num recipiente, misturar a mostarda, o mel e o azeite e verter também em cima da carne.
Levar ao forno e cuidando com muito carinho. De vez em quando, voltar a carne para que fique bem dourada por todo e molhar a carne com o molho, de forma a ficar bem apetitosa por inteiro.
O tempo de cozedura é variável e pode ser preciso ir ajustando a temperatura do forno. Assim que a carne fique bem dourada e se consiga cortar sem esforço, está no ponto.
Bom proveito e bom apetite!

Dicas
Para refeições com menos comensais, basta reduzir as quantidades dos ingredientes. Nos doces, é preciso ser rigoroso na conversão das quantidades, mas neste tipo de pratos não existe essa necessidade.
Se for para cozinhar à noite, fazendo a marinada de manhã, já ficará bem temperado também.
Pode-se substituir a ponta de entrecosto por costelinha, lombinho de porco ou outras partes da carne que se aprecie. Só é preciso estar atento ao tempo que fica no forno.
Na última vez que cozinhei este prato, não tive oportunidade de comprar a carne de véspera. Só a temperei cerca de 2 horas antes de cozinhar. Ficou bom na mesma, bastou reforçar um pouco o tempero.

Download da receita em PDF


Comentários