Tagliatelle com camarão

A minha mana, que não é a maior fã de massas, disse "esta é a melhor massa de camarão que já comi" e repetiu a dose :)
Sei que é minha mana e que é parcial e que foi um jantar tardio, já com alguma fome para ajudar no tempero, mas que a massinha estava bem gostosa... tenho de concordar!
Tagliatelle com camarão

Ingredientes(4 pessoas)
1 kg de camarão 20/30
300 g de tagliatelle (usei ninhos)
500 g de ameijoa com casca
200 ml nata
1/2 copo de vinho branco
2 dentes de alho
azeite
sal
orégãos ou salsa fresca picada

Preparação
Dar um golpe no dorso do camarão e colocar um pouco de sal no seu interior. Optei por fazer desta forma, pois usei o camarão congelado (ver dicas).
Num tacho, colocar um fio de azeite e um dente de alho ainda com a casca, ao qual se deu uma esmagadela. Assim que comece a estalar, adicionar as ameijoas e o vinho branco e deixar cozinhar cerca de 5 minutos. Retirar do lume, coar o líquido e reservar (o líquido e as ameijoas).
Colocar um tacho com a água ao lume, para cozer a massa.
Numa frigideira, colocar azeite e as malaguetas picadas. Fritar os camarões, cerca de 2 minutos de cada lado e ir reservando-os até fritar todos.
A massa deve ser colocada a cozer com a antecedência necessária, dependendo do tempo aconselhado na embalagem, de forma a estar pronta ao mesmo tempo dos mariscos. A massa que usei cozia em 9 minutos, assim sendo, coloquei-a no tacho, com água a ferver temperada com sal, ao mesmo tempo que fritei a última rodada de camarões. Nesta última rodada de camarões, adicionei um dente de alho laminado.
Assim que os camarões estiverem todos fritos, colocá-los todos de novo na frigideira (usei uma frigideira grande), adicionar o caldo das ameijoas, acrescentar as ameijoas, temperar com sal orégãos e juntar uma concha de sopa da água de cozedura da massa (que estará a ferver, por esta altura).
Assim que levante fervura, adicionar o pacote de natas e deixar ferver apenas 1 ou 2 minutos.
Escorrer a massa e envolver o marisco com o respetivo molho.
Servir de imediato. 

Dicas
O tamanho do camarão pode ser diferente. Sendo menor, podem reduzir o peso a umas 750 g. Neste caso, usei gambão argentino.
Usei Molho de Nata Mimosa para Bacalhau e Outros Peixes, em vez das habituais natas. Adorei o resultado.
Tendo em conta que o jantar foi decidido em cima da hora, usei os mariscos congelados. Quando compro com antecedência, descongelo o camarão, deixando apenas a cabeça e a cauda, e tempero-o (basta sal, alho, um pouco de sumo de limão e pimenta). As ameijoas, costumo usá-las congeladas.
Para coar o caldo das ameijoas, o ideal será usar um coador muito fino ou um pano (para garantir que as areias não passam).
Depois de coar as ameijoas, costumo rejeitar as metades da casca que não têm miolo. Deixo apenas as cascas que suportam o miolo.

Download da receita em PDF

Comentários