Caracóis à portuguesa

A base desta receita foi-me passada pela minha tia Eva, a  minha tia "de Lisboa". Nascida em Baião, irmã gémea da minha avó, vive na capital, desde início dos seus trinta e picos anos. Cozinheira de profissão, num restaurante em Belém, ensinou-me a comer caracóis e a cozinhar caracóis!
Também foi com ela que fui a primeira vez aos fados, numa cooperativa em Alcântara, tinha eu doze anos.
Visto que caracóis me lembram Lisboa e que Lisboa me lembra fado, aqui fica um fado com caracóis pelo meio :)

Amália Rodrigues - Caracóis (vídeo aqui)
Ai janelas avarandadas
Mora aqui algum doutor
Ai, eu venho me aconselhar
Ai, ande logo, ó meu amor

São caracóis, são caracolitos
São espanhóis, são espanholitos
São espanholitos, são os espanhóis
São caracolitos, são os caracóis

Ai, um dia eu fui à Espanha
Comi lá com os espanhóis
Toucinho assado no espeto
No molho dos caracóis
Caracóis à portuguesa
Ingredientes (3 a 4 pessoas)
1 kg de caracóis
100 g de bacon em cubos
1 cebola
1 dente de alho grande (ou 2 pequenos)
1 folha de louro
1/2 copo de vinho branco
2 c. de sopa de orégãos
1 malagueta (ou piri-piri)
azeite
sal

Preparação
Lavar muito bem os caracóis, em várias águas. Eu costumo encher a bacia da banca com água e lavo-os punhado a punhado sempre com água corrente, esfregando-os uns nos outros.
Colocar os caracóis numa panela com água fria, não temperada, e levar ao fogão em lume brando.
Num tachinho ao lado, colocar o azeite, a cebola cortada em meias luas, o dente de alho esmagado (mesmo com a casca) e a folha de louro. Refogar até a cebola estalar e juntar o vinho. Ferver cerca de 2 minutos (para evaporar o álcool) e juntar o bacon. Refogar mais cerca de 2 ou 3 minutos e desligar.
De volta ao tacho dos caracóis, assim que começarem a ferver, retirar a espuma que se vai formando (é normal formar-se).
Assim que a espuma diminuir, juntar o refogado aos caracóis e adicionar o sal, a malagueta e os orégãos. Deixar ferver/cozer cerca de 40 minutos. Se cozerem mais, mais gostosos ficarão!
Servir quente, acompanhado com umas torradinhas barradas com manteiga (se for pão saloio, tanto melhor).

Dicas
Há uns anos atrás, não era fácil encontrar caracóis no norte. Atualmente, nas grandes superfícies encontram-se (quase) sempre. Para quem não os quer cozinhar, há os já cozinhados. Nunca experimentei, não faço ideia se são bons ou não.
Em alternativa ao bacon, pode usar-se presunto ou chouriço.
Sempre que encontro, compro aqueles ramos de orégãos que  há nos mercados mais a sul. Às vezes também aparecem cá pelo norte.
Se sobrarem caracóis, são ótimos aquecidos, no dia seguinte.
É muito importante que a água esteja fria e não temperada, quando se levam os caracóis ao lume. Eu sei que é um pouco cruel, mas só assim eles pensam que estão num jacuzzi morno e vêm cá para fora ver se há caracoletas em bikini reduzido.

Download da receita em PDF




Comentários