Compota de morango

"Pois há tempo de rosas, outro de melões, e não comereis morangos senão na época de morangos."
Clarice Lispector
Pois eu quero poder comer morangos noutras épocas e aprisionei-os em frascos, em forma de compota, prolongando assim por mais tempo o doce sabor deste fruto vermelho, doce e macio que tanto gosto!
Ao contrário do que se pode imaginar, o trabalho não é imenso e é totalmente justificado... diz quem provou que o sabor não é sequer comparável aos doces de compra :)
Ingredientes (para 4 frascos)
1 kg de morangos (pesados já depois de arranjados)
750 g de açúcar
sumo de 1/2 limão
1 pau de canela
Vai dar jeito
Frascos de vidro esterilizados
Varinha mágica

Preparação
Lavar os morangos e arranjá-los, retirando-lhes o chapelinho verde e cortando-os em pedaços.
Colocar os morangos num tacho, juntamente com o açúcar, o sumo de limão e o pau de canela.
Deixar cozinhar durante 45 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando e retirando alguma da espuma cor-de-rosa que se vai formando. Eu não retirei toda a espuma, apenas removi a que se ia tornando mais densa.
Retirar o tacho do lume, remover o pau de canela e passar com a varinha mágica. Eu optei por passar ligeiramente, ou seja, deixei pedacinhos de morango, pois gosto de os sentir na compota.
Voltar a levar ao lume, durante mais 30 minutos, mexendo de vez em quando e procedendo da mesma forma quanto à espuma cor-de-rosa.
Por fim, verter a compota ainda quente para dentro dos frascos, fechá-los e voltá-los ao contrário (com a tampa para baixo) até arrefecerem. Desta forma, vai formar-se uma espécie de vácuo e ajudará a conservar durante mais tempo.

Dicas
Se fizerem uma grande quantidade, podem aproveitar para oferecer ou ir usando numa série de sobremesas: a acompanhar queijos, a servir topping de um cheesecake ou mesmo de um gelado, como recheio de um bolo ou outras coisas de que se lembrem.
A quantidade que eu fiz rendeu 9 frascos, pois tinha muitos morangos. A receita que aqui partilho dará para cerca de 4 frascos (daqueles típicos das compotas de supermercado).
Podem reduzir a quantidade de açúcar, mas com se descer além dos 650 g, a consistência poderá ficar diferente e o tempo de conservação diminui.
Para esterilizar os frascos, basta certificar-se que não têm rachadelas, lavá-los bem e fervê-los durante pelo menos 10 minutos numa panela com pano limpo no fundo. Retirar com uma pinça e deixar a escorrer sobre papel absorvente. Fiz o mesmo com as tampas.

Download da receita em PDF

Comentários