Bifanas à moda do Porto

Cá está um petisco que tem várias versões. Mais a sul, uma bifana é aquilo a que no Porto chamamos uma "febra no pão". Por cá, o animal de onde nascem as bifanas é o mesmo, mas as fatias de carne são bem mais finas e molhadinhas.
Uma das memórias de infância que guardo com saudades é ir à Conga com a minha mãe e a minha mana (e às vezes a avó e o pai) comer uma bifana. Não teria mais de 6 ou 7 anos e já conseguia dar conta de uma codorniz (frita e bem crocante) e uma bifana bem picantinha. Às papas de sarrabulho, também famosas na casa, eu torcia o nariz.
Esta não é a receita das bifanas da Conga, essa deve estar fechada a sete chaves, mas garanto-vos que saca sempre uns huuuummms e muitos sorrisos :)
Bifana no pão

Ingredientes (4 pessoas comilonas)
1 kg de bifanas de porco (ver dicas)
2 cervejas de 20 cl ou uma de 33 cl
15 cl de vinho branco (pouco mais de meio copo)
3 colheres de sopa de whisky ou brandy
12,5 cl de óleo (meio copo)
1/2 limão
1 ou 2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sobremesa de colorau
1 colher de café de cominhos
sal
malagueta moída
pão bijou (para fazer as sandes)

Preparação
1 - Se gostar de encontrar bocadinhos de alho, laminar os dentes de alho. Se não apreciar, esmagar o alho, mesmo com a casca (para depois retirar no final). 
2 - Juntar todos os ingredientes num tacho, excepto as bifanas. Assim que a mistura ferver, adicionar as bifanas e mexer. 
3 - Ao fim de cerca de 10 minutos, retirar o limão. Continuar a deixar cozer, mexendo de vez em quando, durante mais 20 ou 30 minutos (ficam boas quase a desfazer-se). Retificar o tempero antes de as levar à mesa.
4 - Abrir o pão, encher com a carninha e, para os mais amantes de picante, mergulhar parcialmente a sande no molho e deliciar-se.

Dicas
- Geralmente uso malagueta moída, mas as malaguetas inteiras ou piri-piri de frasco também resultam bem. Este é um daqueles pratos que deve ser bem picantinho.
- Se não tiver whisky ou brandy, pode usar uma bagaceira ou mesmo fazer sem nenhuma delas.
- Compro as bifanas no talho e peço para as fatiarem na máquina de fiambre. Atualmente já há supermercados que têm habitualmente as bifanas assim cortadas.
- Costumo fazer as bifanas no Wok e levo-as à mesa assim. Corto o pão e coloco num cesto e cada qual prepara as suas bifanas, consoante gostam com mais ou menos recheio e com mais ou menos molho.
- Para mais pessoas, basta dobrar ou triplicar as quantidades. 

Receita que a minha mãe me ensinou.

Download da receita em PDF



Comentários

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!