Mousse negra

Mousse de chocolate... talvez uma das primeiras sobremesas que apreciamos em miúdos e que continuamos a gostar em graúdos.
Quantas e quantas versões já experimentei, mas esta é a preferida do momento. Não muito doce, com uma textura firme e um sabor intenso a chocolate. É difícil resistir-lhe.
Mousse negra
Ingredientes Mousse negra
Ingredientes
200 g de chocolate negro para culinária
6 ovos
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de açúcar

Preparação
Separar as claras das gemas e bater as gemas ligeiramente (como para uma omelete) juntamente com as 2 colheres de leite.
Derreter o chocolate em banho-maria ou no microondas.
Enquanto o chocolate arrefece um pouco, bater as claras em castelo na batedeira. Quando estiverem quase a ficar batidas, adicionar o açúcar e continuar a bater até que este se dissolva e as claras fiquem bem firmes.
Adicionar as gemas batidas ao chocolate derretido, que já estará mais morno nesta altura, misturando bem com a batedeira eléctrica (quando as gemas entram em contacto com o chocolate, a batedeira já deve estar em funcionamento).
Envolver as claras batidas na mistura anterior, adicionando-as a pouco e pouco com bastante delicadeza, de forma a não perder o ar e manter a leveza.
Levar ao frigorífico durante pelo menos duas horas.

Dicas
Usei chocolate da marca Jumbo com 70% de cacau. Um destes dias experimento o da Pantagruel.
A primeira porção de claras é mais difícil de envolver (devido à consistência firme do chocolate), assim sendo, poderá optar-se por mexer mais vigorosamente esta primeira adição (uma pequena porção de claras) e envolver as seguintes.
Esta mousse esteve apenas 2 horas no frigorífico e já estava perfeitamente firme, ou seja, também funciona para sobremesa de última hora.
Dado que não leva manteiga, o chocolate é rico em cacau e leva apenas 2 colheres de açúcar, é uma mousse bem menos maléfica do que as mais tradicionais.
Fica também muito bem se adicionar uma pitada de sal às claras, criando um contraste interessante com o sabor do chocolate.

Receita minha

Download da receita em PDF




Comentários

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!