Bife folhado com queijo

Este bife folhado é uma excelente opção para quando convidamos alguém para jantar, queremos apresentar algo diferente do habitual e com o aspeto de que se passou horas à volta dos tachos e, na verdade, não dá trabalho nenhum.
É tão tão simples e tão tão bom! Permite muitas variações (ver dicas), fica muito saboroso e com um ar requintado. Tudo isto, sem grande trabalho e sem grande técnica.
Não deixem de experimentar, aposto que é daquelas receitas que vão repetir... eu já repeti umas quantas vezes, e sempre com recheios diferentes.
Bife folhado com queijo

Ingredientes (para 4 pessoas)
4 bifes
1 placa de massa folhada fresca retangular
8 fatias de queijo
sal
pimenta
azeite

Preparação
1 - Pincelar um tabuleiro com azeite e ligar o forno a 230 graus.
2 - Temperar os bifes com sal e pimenta. Se gostar, pode usar também uns dentes de alho laminados. Dispor os bifes sobre o tabuleiro.
3 - Colocar 2 fatias de queijo (pode levar 3 fatias para os mais amantes de queijo) em cada um dos bifes.
4 - Cortar a massa folhada em 4 e tapar cada um dos bifes com uma porção. Ajustar a massa à volta dos bifes, de forma a prender as extremidades da massa por baixo do bife. A massa não envolve o bife, fica apenas aconchegada no bordo do bife.
5 - Pincelar a massa com ovo batido ou água. Eu usei água.
6 - Levar ao forno durante cerca de 25 minutos e servir de imediato.

Dicas
- Usei massa folhada fresca do LIDL por ter formato rectangular. Também é possível usar redonda, mas obriga a maior ginástica nos recortes. É possível ainda usar massa folhada congelada, depois de descongelada e esticada até ficar com cerca de 3 a 5 mm.
- Como acompanhamento, desta vez, servi os Cogumelos salteados com bacon, mas muitas vezes sirvo com esparregado e um perfumado arroz basmati. Também fica excelente com uma boa salada.
- Desta vez, recheei apenas com queijo, mas já usei diferentes recheios. Fica excelente com queijo e presunto. Com bacon, queijo e cogumelos. Com queijo mozzarella e tomate seco... e com certeza de muitas outras formas.

Receita que me facultou uma colega de trabalho que tem sempre ideias giras para jantares rápidos e diferentes... habituada a ter amigos para jantar lá por casa :)

Download da receita em PDF


Comentários