Cogumelos salteados com bacon

Cá por casa, gostamos muito de cogumelos. Quantas vezes, à sexta-feira, trago uma quantidade generosa destes meninos e não chegam a passar desse dia!
Excelentes como acompanhamento, principalmente de carnes, também vão muito bem sozinhos.
Fazer cogumelos salteados não tem nada de difícil, mas até a receita mais simples pode ser mais ou menos especial. Sempre que possível, complemento-os com bacon... são um casamento perfeito.
Experimentem e digam lá o que acham!

Cogumelos salteados com bacon

Cogumelos salteados com bacon

Ingredientes
500 g de cogumelos Paris (champignon)
75 g de bacon
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de manteiga
salsa fresca
azeite
sal
pimenta

Preparação
Limpar/lavar e secar bem os cogumelos.
Cortar o bacon em cubinhos ou tirinhas finas e picar finamente a salsa. 
Numa frigideira, colocar um fio de azeite, uma colher de sopa de manteiga e um dente de alho esmagado, mantendo ainda a sua casca.
Assim que a espuma da manteiga desapareça, adicionar metade dos cogumelos e metade do bacon e temperar com sal e pimenta. Deixar saltear, mexendo de vez em quando, até que fiquem levemente dourados (cerca de 4 a 5 minutos). Depois de salteados, retirar da frigideira e reservar.
Repetir o processo acima, para a restante metade dos cogumelos/bacon. Assim que esta segunda porção estiver pronta, adicionar os que tinha reservado e salpicar generosamente com a salsa picada fresca, deixando no lume por cerca de mais um minuto.
Estão prontos a servir :)

Dicas
Após colocar os cogumelos na frigideira, é normal que absorvam a gordura (são como esponjas), mas volta a reaparecer permitindo que fiquem dourados.
A manteiga/azeite devem estar bem quentes, os cogumelos bem secos e não devem estar amontoados na frigideira. É por esta razão que faço metade da quantidade de cada vez, de forma a todos terem contacto com o fundo da frigideira.
Ao preparar os cogumelos, não convém tê-los em muito contacto com a água. Passar rapidamente sob um fio de água e secar muito bem. Eu não costumo remover os talos, apenas retiro uma pequena porção na sua extremidade. Há quem prefira não os lavar de todo, optando por os limpar com papel de cozinha, por exemplo.
Também ficam bem com cebola ou mesmo chalotas (à moda de França).
Esta quantidade serve 3 a 4 pessoas, dependendo de quão gulosos são por cogumelos.

Download da receita em PDF

Comentários

  1. Deliciosos! De comer e ficar a chorar por mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora que está a chegar a hora de almoço... gostava de os ver num prato :)

      Eliminar
  2. põe no meu também :) Diana Silva

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!