Costelinha na brasa com feijão preto

Começam a aparecer os dias de sol e com eles a vontade do belo do churrasquinho. E na falta de um espaço para fazer churrasquinho, há sempre um grelhador para usar no fogão ou mesmo um grelhador eléctrico...
Os acompanhamentos, muitas vezes fazem a diferença no resultado final e, neste caso, o feijão preto traz um cheirinho a rodízio brasileiro e o desejo de sol e calor. 
Desta vez, as carnes não eram variadas e os acompanhamentos também não eram muitos, mas já deu para abrir o apetite para os almoços de Primavera e Verão que se avizinham. Ficou a faltar a banana frita que eu tanto gosto. Ficará para outra oportunidade :)

Costelinha na brasa com feijão preto
Ingredientes
Costelinha
2 costelinhas de porco
1 copo de vinho tinto
2 folhas de louro
3 dentes de alho
sal
piri-piri
Feijão
1/2 kg de feijão preto
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
100 g de bacon
salsa
sal
pimenta 

Preparação
Temperar a costelinha de véspera com os ingredientes listados acima. Deixar o feijão a demolhar também no dia anterior.
No dia da preparação, cozer o feijão durante cerca de uma hora em água temperada com sal. Noutro tacho, fazer um refogado com a cebola, o dente de alho, a folha de louro e o bacon.
Assim que a cebola estiver bem dourada, adicionar um pouco da água de cozedura do feijão e deixar apurar uns minutos.
Adicionar o feijão preto ao refogado, acrescentando água da cozedura do feijão, de forma a ficar coberto. Temperar com sal e pimenta, sendo que tendo já o feijão cozido com sal, pode nem ser necessário adicionar mais sal neste momento. Deixar refogar durante cerca de 10 minutos, acrescentando a salsa nos minutos finais.
À medida que se prepara o feijão, grelha-se a costelinha, pincelando de vez em quando com a marinada.
Servir a costelinha acompanhada com o feijão preto ou mesmo com outros acompanhamentos da vossa preferência. Neste caso, foi acompanhado ainda com arroz seco e salada de alface.

Dicas
Esta quantidade é suficiente para 6 pessoas.
É possível preparar o feijão preto com feijão já pré-cozido. Para esta quantidade, seriam necessárias 2 latas de feijão das grandes e bastaria escorrer a água que vem com o feijão, fazer na mesma o refogado como explicado acima e adicionar o feijão já cozido, acrescentando água suficiente para fazer o molho. Refogar cerca de 5 a 10 minutos, adicionando também a salsa no final.
É possível substituir o bacon por chouriço ou mesmo por linguiça.

Receita da minha mãe que me limitei a copiar. 

Download da receita em PDF


Comentários