Patê de forno de alho francês e bacon

Esta entrada é garantia de guerra à mesa. É guerra pelas espátulas, é guerra pelos pedaços de pão tostado, é guerra pelo último bocadinho... mal chega à mesa, é ver os comensais a prepararem-se para a batalha.
Admito que é um petisco um tanto ou quanto maléfico. O alho francês entra nesta história para tentar equilibrar um pouco a equação, mas uma vez não são vezes e perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe.
Já a repeti vezes sem conta, e esta que aqui está foi preparada a pedido da minha mãe, dado que é uma das suas entradas preferidas. Já andava a pedir à algum tempo e não era justo adiar mais.
A sua preparação é extremamente simples e o resultado é surpreendentemente bom. É excelente barrado nas tostas, mas o próprio pão, onde o patê vai ao forno, ainda é melhor. Permite imensas variações igualmente saborosas (ver dicas). Mais uma com dificuldade igual a zero.
Experimentem e preparem-se para vos pedirem a receita :) Podem sempre imprimir o PDF que está lá em baixo.
Patê de forno de alho francês e bacon
Patê de forno de alho francês e bacon
Ingredientes
1 pão grande
2 ou 3 talos de alho francês (dependendo do tamanho)
200 g de bacon em cubinhos
1/2 frasco de maionese dos grandes (ou 1 dos pequenos)
200 g de queijo ralado (mistura de queijos ou outro que prefiram)
tostinhas
salsa fresca picada (opcional)
pimenta
flocos de malagueta (opcional)
sal fino

Preparação
Numa frigideira anti-aderente, colocar o bacon em cubos, o alho francês finamente fatiado, temperar com o sal (pouco), a pimenta (e os flocos de malagueta) e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, até que o alho francês fique transparente e o bacon dourado. Se não for colocar imediatamente no forno, deixar arrefecer esta mistura (se for para fazer de imediato, prosseguir com as seguintes etapas). 
Pré-aquecer o forno a 200 graus durante uns 10 ou 15 minutos e aproveitar para finalizar a preparação.
Depois de arrefecer a mistura de bacon e alho francês, adicionar o queijo ralado, a salsa picada e a maionese e envolver tudo. 
Cortar uma tampa ao pão e retirar o miolo, formando o recipiente que vai receber este delicioso recheio. Colocar o recheio dentro do pão e levar ao forno durante cerca de 20 minutos.
Retirar do forno, tapar com a tampa do pão e servir com tostas.

Dicas
Geralmente levo o pão ao forno, envolvido em folha de alumínio. Quando usamos folha de alumínio para cozinhar no forno, devemos colocar a parte brilhante em contacto com os alimentos e a parte baça para o exterior. A face brilhante reflecte o calor gerado internamente devolvendo-o aos alimentos.
Também é possível usar salsa seca em vez de fresca, apesar de que a fresca tem outro sabor. Também podem substituir por coentros
Eu também coloco a tampa do pão dentro do forno, mas envolvo-a em folha de alumínio, dado que é bem fina ficaria demasiado tostada. Em alternativa, podem optar por a colocar no forno apenas nos 5 minutos finais.
Se preferirem, podem levar ao forno com a tampa do pão colocada. Eu prefiro fazer sem a tampa, pois fica com um tom dourado irresistível.
Este foi feito com bacon, mas fica igualmente bom com cubinhos de fiambre, ou cubinhos de presunto. Pode também levar cogumelos picados, espargos picados, pimento vermelho picado... um destes dias vou fazer uma versão com marisco.
Desta vez, usei apenas queijo mozzarella, mas já fiz com mistura de queijos e fica excelente também.

Receita que tirei do blog Em Lume Brando e à qual fiz uns pequenos ajustes.

Download da receita em PDF


Comentários

  1. Esta entrada é tão deliciosa que não se consegue parar de comer.... Só mesmo quando termina :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!