Quiche de fiambre e cogumelos salteados

Hoje, eu e a mana tivemos um almocinho romântico :) O nosso momento de relax nestas mini férias de Primavera que teimam em parecer de Inverno! Ainda agora, enquanto escrevo estas palavritas, estou com uma camisola polar vestida! Com Maio à porta, já seria de andar de sandálias e roupa bem mais fresca.
Esta quiche é bem simples de fazer e fica deliciosa! Mais uma com grau de dificuldade zero. Para amantes de cogumelos, como eu e a mana, não se resiste a mais uma fatia. Faz-se bem rapidinho e é bem versátil, dado que permite alterar os ingredientes sólidos e tudo muda. 
Como diz a mana, cá por mim comia quiche pelo menos uma vez por semana... mas nem todos os comensais cá de casa são muito adeptos! Esta foi acompanhada da nossa (minha e da mana) salada preferida. Um dia destes, coloco aqui a receita da salada também (basicamente uma "não receita").

Quiche de fiambre e cogumelos salteados

Ingredientes
1 base de massa quebrada de compra
225 g de fiambre em cubos
250 g de cogumelos frescos laminados
3 fatias de queijo flamengo (ver dicas)
1 pacote de natas (200 ml)
3 ovos
1 dente de alho
1 colher de sopa de manteiga
azeite
sal
pimenta
1 colher de chá de orégãos

Preparação
Ligar o forno a 210 graus e forrar uma tarteira com a massa quebrada. Manter o papel onde vem enrolada a massa e picar o fundo da massa com um garfo.
Numa frigideira, colocar um fio de azeite e uma colher de sopa de manteiga. Esmagar um dente de alho e colocá-no na frigideira, mantendo a casca. Assim que a espuma da manteiga se dissipe, adicionar os cogumelos, temperar com um pouco de sal refinado e pimenta e deixar saltear. Enquanto salteiam, ir mexendo de vez em quando, até ficarem dourados. Assim que fiquem prontos, remover o dente de alho.
Cortar o fiambre em cubinhos e dispor sobre a massa. Por cima dos cubos do fiambre, dispor os cogumelos salteados e escorridos (para não levarem consigo a gordura).
Num recipiente à parte, colocar as natas e os ovos e bater até ficar homogéneo. Adicionar as fatias de queijo cortadas em tiras bem fininhas, temperar com sal, pimenta e orégãos e mexer bem.
Verter a mistura de natas e ovos sobre os cogumelos e fiambre que já se encontram na tarteira e levar ao forno durante cerca de 40 minutos (até ficar cozida e douradinha).
Servir ainda quente ou morna ou mesmo fria. É óptima de qualquer jeito.

Dicas
Usei massa quebrada da marca Rana e gostei muito. Por vezes uso a marca Pingo Doce ou LIDL.
Usei fiambre da perna Pingo Doce. Na charcutaria, pedi para cortar uma fatia grossa com cerca de 200 g (ficou com 225 g).
Os cogumelos podem ser dos brancos (cogumelo Paris) ou mesmo dos castanhos ou Portobello. Desta vez, usei os tradicionais cogumelos Paris.
Podem usar queijo ralado em vez das fatias de queijo. Eu usei as fatias de queijo, porque era o que tinha por casa.
Podem usar salsa picada em vez de orégãos. Eu usei orégãos, porque era o que tinha por casa.
Esta base pode ser usada basicamente com qualquer recheio. Algumas sugestões: bacon, gambas salteadas, presunto, frango desfiado previamente cozinhado, aproveitamento de carnes de assado, milho, pimento, tomate cherry, espargos, bacalhau, cebola, cubos de queijo, brócolos, atum... um destes dias, faço outra versão.

Receita inspirada numas quantas que vi em blogs e sites.

Download da receita em PDF


Comentários