Pão de alho

Eu e as entradas... gosto de as preparar e de as comer! E haverão poucas entradas que sejam tão fáceis de preparar quanto esta e que sejam tão apetitosas. Quando não sei o que fazer para dar início ao repasto, esta é uma aposta certeira. Poucos ingredientes, pouco tempo de preparação e grau de dificuldade igual a zero
Este foi preparado no Domingo passado e no próximo Domingo terá direito a repetição :) Adoro!
Pão de alho
Pão de alho

Ingredientes
1 pão grande
50 g de manteiga (usei Vigor com sal) à temperatura ambiente
2 colheres de sopa de azeite
3 dentes de alho
2 colheres de chá de salsa seca

Preparação
Ligar o forno a 220 graus.
Cortar o pão em fatias, sem chegar à base. Se usar um pão largo, fazer ainda um corte no sentido do comprimento. Envolver o pão em folha de alumínio.
Com um raspador, ou usando um almofariz, desfazer os 3 dentes de alho e misturar bem a salsa seca. Eu uso aquela parte do raspador que geralmente se utiliza para ralar queijo (a que tem os orifícios mais pequenos). 
Depois do alho e a salsa estarem bem esmagados, adicionar a manteiga e misturar muito bem.
Acrescentar o azeite à mistura anterior e mexer até ficar mais ou menos uniforme.
Barrar o pão com a manteiga/azeite de alho, de forma a não esquecer nenhuma fatia. Colocar alguma manteiga de alho por cima também. Levar ao forno até que a manteiga derreta e o pão fique levemente tostado (cerca de 10 minutos será suficiente. Coloquei uma folha de papel vegetal humedecida, por cima do pão e removi nos últimos 2 ou 3 minutos.
Servir assim que saia do forno e lambuzar-se com este belo pão de alho.

Dicas
Pode-se usar basicamente qualquer tipo de pão. Fica excelente com baguete rústica. Desta vez usei o pão da avó que vendem no LIDL.
Há quem embrulhe todo o pão em papel vegetal humedecido, antes de levar ao forno (sugestão do Jamie Oliver). Dessa forma o pão mantém-se muito fofo. Eu prefiro o pão crocante, assim sendo, ou levo-o ao forno descoberto ou cubro-o  apenas uma parte do tempo.
Também pode ser feito com salsa fresca, manjericão ou orégãos. Também fica excelente com queijo ralado por cima e mesmo no meio das fatias.

Receita inspirada numas quantas que vi aqui e ali

Download da receita em PDF


Comentários