Natas bem batidas

Aqui há uns anos atrás, tinha sempre (ou quase sempre) dificuldade em transformar as natas em Chantilly. Depois de muitos desastres, lá acabei por "descobrir a pólvora" e deixou de ser assunto para preocupações.
Tenho uma série de técnicas/métodos que resultam no mesmo: natas bem batidas, firmes e fofas. Para já, deixo aqui os truques, um destes dias partilho a receita do Chantilly propriamente dito.





















A ter em conta
  • as natas frescas batem sempre bem. Devem manter-se sempre no frigorífico antes de bater (tal como estão no supermercado). Vantagens: a qualidade e facilidade na obtenção do resultado. Desvantagem: o preço.
  • as natas Mimosa especiais para bater também resultam muito bem. Para mim, das natas não frescas, estas são as mais eficazes que experimentei. Compro sempre com antecedência, para garantir que estão pelo menos 12 horas no frigorífico antes de as bater (geralmente ficam até mais tempo). Actualmente em alguns supermercados, já têm as natas no frigorífico, mas na verdade não sabemos quando ocorreu a última reposição, assim sendo, o ideal é comprar mesmo com antecedência... na realidade nem ocupa assim tanto espaço no frigorífico.
  • recentemente, descobri umas natas da marca Auchan que são fantásticas. Vêm em pacotes de 500 ml e, dado que têm 35% de gordura, ficam com uma consistência incrível.
  • natas light para bater não são muito boa ideia. Usar natas com pelo menos 35% de gordura. Idealmente, deveriam ter acima de 40%, mas é difícil encontrar nos supermercados.
  • a Vaqueiro tinha um Creme Culinário para bater e cozinhar que era uma parvoíce de eficácia. Tinha 250 ml, ou seja mais 50 ml que os pacotes de natas em geral e batia em poucos minutos. Volume e textura fantásticos. Tinha que se manter no frigorífico antes de bater (no supermercado estava assim também). Não percebo porque deixou de ser comercializado... vou falar com esses senhores. 
  • não tenho especial cuidado com a temperatura dos utensílios (varetas da batedeira, taça da batedeira). Há pessoas que colocam estes utensílios no frigorífico ou mesmo no congelador. Usando as natas que referi acima, nunca precisei disso. Apenas devem estar bem limpos e secos, mas isso é como costumam estar.
  • há receitas em que não se adiciona açúcar às natas, mas a adição de açúcar ajuda a nata a montar. No chantilly é assim que acontece.
Para quem não vai lá com as dicas anteriores, o milagre
  • o milagre para garantir um Chantilly bem firme é um pózinho chamado Chantifix. Sei que existe da marca Vahiné. Basta usar conforme diz na embalagem.

Boa sorte para as próximas vezes que usarem natas batidas :)





Comentários

  1. Olá Sílvia, as natas batidas são sem dúvida um quebra-cabeças para quem não conhece esses truques ! Eu , para além de manter as natas no frigorífico, costumo colocar 15 minutos no congelador antes de usar ! Também uso essas da Mimosa mas também já usei as da marca do Lidl e subiram bem... Beijinhos e obrigada pelas suas visitas e palavras que me deixam com um largo sorriso na cara :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia! Verdade que já usei também as do LIDL e também resultam bem :) Às vezes também coloco uns minutos no congelador, principalmente no Verão. Beijinhos

      Eliminar
  2. Obrigada pelas dicas... Não esquecendo as belas receitas 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Lurdes! É sempre muito bem vinda :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!