Biscoitos de azeite e canela

A minha mana adora biscoitos e está sempre a pedir-me para fazer... e eu, sempre que posso, lá lhe faço uma fornada de mimos. Sim, isto porque as pessoas que nos mimam merecem que lhes paguemos na mesma moeda. Aliás, mesmo aquelas que não nos mimam merecem um doce de vez em quando. Assim se vai adoçando o mundo :)
Estes biscoitos de azeite são extremamente simples de elaborar. São óptimos para fazer com crianças, eles gostam de ajudar e gostam de os comer. O meu sobrinho provou e aprovou, várias vezes :)
Podem dar-lhes o formato que quiserem e podem ou não adicionar canela. Já os fiz com e sem canela e todos preferiram esta versão. Mais uma receita com grau de dificuldade igual a zero.
Biscoitos de azeite e canela


Biscoitos de azeite e canela


Ingredientes (para 2 tabuleiros)
3 ovos
140 g de açúcar amarelo
100 ml de azeite
400 g de farinha com fermento
1 gema
1 colher de sopa de leite
1 colher de chá de canela
açúcar mascavado para polvilhar

Preparação
Ligar o forno a 180 graus e forrar 2 tabuleiros com papel vegetal.
Colocar a farinha num recipiente, abrir um buraco no centro e adicionar os ovos, o azeite, o açúcar e a canela. Combinar bem todos os elementos até obter uma massa moldável.
Dividir a massa em pequenas porções e dar forma aos biscoitos. Para o formato da fotografia, fiz pequenas bolas, a partir das bolas fiz rolos cujas extremidades afinei, de seguida achatei com a palma da mão e finalmente fiz um traço a meio com uma pequena espátula.
Misturar a gema com a colher de leite e pincelar os biscoitos. Por fim, polvilhar com o açúcar mascavado e levar ao forno durante cerca de 15 a 17 minutos.

Dicas
Os biscoitos ficam com cerca de 7 cm, depois de cozidos. Como levam farinha com fermento, convém deixar algum espaço entre eles, antes de os levar ao forno.
Também resultam bem com açúcar branco e sem a canela.

Receita que retirei do blog Emoção às colheradas, à qual fiz algumas alterações

Download da receita em PDF



Comentários

  1. Respostas
    1. Olá miúda :) Não te vais arrepender! Desaparecem num instante. Se fizeres, diz como correu. Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!