Azeite aromatizado com alecrim e malagueta

Este azeite especial ajudou a complementar o bacalhau da noite de Natal e, além de ficar belíssimo em cima da mesa, ficou saborosíssimo no prato. 
Como diz o provérbio "A melhor cozinheira é a azeiteira". Assim sendo, quer seja para saltear, refogar, temperar ou mesmo para servir de entrada com umas fatias de pão saloio, com um bom azeite é difícil correr mal.
Foi a minha primeira experiência deste género e certamente vou repetir. Mais uma com grau de dificuldade igual a zero! Já estou a imaginar umas bruschettas com este delicioso azeite... 

Azeite aromatizado com alecrim e malagueta
Azeite aromatizado com alecrim e malagueta
Ingredientes
500 ml de azeite com máximo de 0,7% de acidez
7 malaguetas secas
3 hastes de alecrim secas

Vai dar jeito
1 garrafa de vidro esterilizada
Folha de alumínio (dependendo de onde a garrafa repouse)

Preparação
1 - Colocar o azeite, o alecrim e as malaguetas (2 cortadas a meio e 5 inteiras) dentro de um tacho e levar ao lume até atingir aproximadamente 60 graus (ver dicas). 
2 - Deixar arrefecer dentro do tacho e verter para a garrafa, tapando-a de seguida.
3 - Guardar a garrafa em local escuro durante uma semana e, após este período, está pronto para consumir.

Dicas
- Se não tiver um termómetro, aquecer até começar a fazer umas bolhinhas no fundo. Se colocar um pouco numa colher e testar com a ponta do dedo, estará já bem quente. Cuidado, pode provocar queimadura de 1º grau.
- Para garantir que fica resguardado da luz, pode embrulhar a garrafa com papel de alumínio.
- Para esterilizar a garrafa, basta certificar-se que não tem rachadelas, lavá-la bem e ferver durante pelo menos 10 minutos numa panela com pano limpo no fundo. Retirar com uma pinça e deixar a escorrer sobre papel absorvente. Fiz o mesmo com a tampa.

Receita que improvisei, uma semana antes do último Natal

Download da receita em PDF



Comentários