Pavlova de morangos (versão rápida)

Para sobremesa deste domingo, planeava dispor camadas de suspiros, natas e morangos numa taça. De manhã, quando vi a quantidade de suspiros que tinha, tive dar a volta ao texto e adicionar algo mais.
Optei por fazer uma base de pavlova, com menos altura que o habitual, para receber as natas e os doces morangos que tinha em casa. Felizmente, encontrei uma receita que coze em menos tempo do que as pavlovas em geral e rapidamente nasceu esta delícia. 
Os suspiros, esses doces pedaços que se desfazem na boca, serviram para adornar este pecado de sobremesa.
Espero que fiquem a suspirar por uma fatia :)
Ingredientes (8 a 10 pessoas)
Base (merengue)
4 claras
225 g de açúcar fino
1 colher de chá de vinagre
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de chá de baunilha líquida
Chantilly
400 ml de natas (com 12 horas de frigorífico)
60 g de açúcar em pó (ou açúcar fino)
Cobertura
700 g de morangos
1 colher de sopa de açúcar em pó
Decoração
Suspiros (opcional)

Preparação
Base
Ligar o forno a 150 graus, forrar um tabuleiro com papel vegetal, untar com manteiga e preparar as quantidades necessárias de cada ingrediente.
Colocar as claras numa batedeira elétrica e começar a bater em velocidade rápida. Antes de ficarem em castelo, adicionar o açúcar - 1 colher de cada vez, permitindo a dissolução de cada uma delas antes de adicionar a seguinte. Bater até que o merengue fique firme e brilhante (cerca de 10 minutos).
Continuando a bater, adicionar o vinagre e a baunilha. Assim que estes fiquem misturados, desligar a batedeira. Por fim, envolver o amido de milho.
Levar ao forno durante 30 minutos. Ao fim deste tempo, desligar o forno e manter o merengue lá dentro com a porta entreaberta (colocar uma colher de pau, para que não se feche) até arrefecer.
Chantilly
Bater as natas bem frias e, assim que comecem a ganhar consistência, incorporar aos poucos o açúcar ao qual se adicionou a pitada de baunilha em pó. Continuar a bater, até atingir a consistência desejada. Reservar no frigorífico.
Cobertura
Lavar os morangos e cortá-los em pedaços. Retirar cerca de 100 g de morangos e reduzi-los a puré, juntamente com a colher de sopa de açúcar em pó. Reservar ambos no frigorífico.
Montagem
Na hora de servir, colocar o disco de merengue num prato, dispor o chantilly sobre o merengue e espalhar os morangos por cima.
Verter o molho de morango sobre a pavlova e dispor os suspiros conforme apetecer.
Levar à mesa e deliciar-se.

Dicas
Para que o papel vegetal adira ao tabuleiro, geralmente coloco um pouco do merengue nos cantos do tabuleiro e depois coloco o papel por cima.
Usei um prato grande para desenhar um círculo, a lápis bem carregado, sobre o papel vegetal. Desta forma é mais fácil distribuir o merengue no papel vegetal com um formato minimamente circular. Quem tiver "mão certa" pode não desenhar o círculo. Depois de fazer o desenho, coloco a face desenhada em contacto com o tabuleiro. Como o papel vegetal é translúcido, consegue ver-se suficientemente o desenho.

Download da receita em PDF

Comentários