Couscous de camarão

O couscous é uma excelente alternativa aos acompanhamentos mais comuns (os habituais arroz e batata)! Além disso, é de preparação muito rápida e é bastante versátil. Uma embalagem de 1 kg custa cerca de €2,00, dependendo das marcas, mas rende imenso.
Neste dia, fui jantar a casa da minha mana e fiz uma versão que funciona como prato principal. Optei por fazer um caldo para hidratar o couscous, no entanto é possível driblar a receita e usar um cubo de caldo de marisco (para quem gosta). Nas dicas, dou algumas sugestões adicionais!
Bom proveito e não deixem, mesmo, de experimentar... é muito muito bom :)
Couscous de camarão

Couscous de camarão

Ingredientes (4 pessoas)
Caldo
400 ml de água
cascas e cabeças de cerca 10 camarões
1/2 cebola
1 folha de louro
1 fio de azeite
1/2 copo de vinho
1 dente de alho
sal
Couscous
400 g de miolo de camarão 20/40 descongelados
camarões aos quais se retirou a casca para o caldo
250 g de couscous
Azeite
1 colher de sopa de manteiga
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 dente de alho
1 c. de chá de pimentão-doce
1 c. café de açafrão
Sal
Pimenta
Salsa fresca picada

Preparação
Caldo
Juntar todos os ingredientes e levar a ferver durante cerca de 30 minutos. Enquanto o caldo ferve, aproveitar para preparar os restantes ingredientes.
Depois de ferver o tempo necessário, retirar a cebola e a folha de louro. Manter as cascas e as cabeças de camarão na água e passar a varinha mágica.
Coar o caldo, de preferência com um pano ou, em alternativa, com um coador bem fino.
Couscous
Partir os pimentos em cubinhos e pesar o couscous (peso aproximado). Medir o volume que ocupa o couscous, pois levará a mesma medida de caldo.
Colocar o couscous num tacho e adicionar o mesmo volume do caldo previamente preparado (ainda bem quente). Fechar o tacho e deixar repousar.
Numa frigideira, colocar um fio de azeite generoso, o dente de alho (esmagado e com a casca), o açafrão e o pimentão doce. Deixar aquecer cerca de 2 minutos.
Adicionar os camarões (bem escorridos), temperar com sal e pimenta e deixar saltear durante 1 ou 2 minutos.
Adicionar os pimentos e deixar saltear no máximo por 5 minutos e desligar. Se for necessário, juntar um pouco mais de azeite, pois é preciso manter algum molho.
Com um garfo, soltar o couscous que se encontrava reservado no tacho. Adicionar o salteado ao couscous e envolver bem, com o tacho ao lume (1 ou 2 minutos no máximo). Se apreciar, pode adicionar uma colher de sopa de manteiga, nesta fase.
Salpicar com a salsa picada e servir de imediato.

Dicas
É possível substituir este caldo por 500 ml de água que se ferve com um cubo de caldo de marisco.
Usei camarão 20/40, mas pode ser preparado com camarão de diferente calibre.
Também fica excelente se se juntar miolo de ameijoa.
Esta receita pode servir como base para outras. Basta fazer um salteado com os ingredientes que se pretenda e adicionar ao couscous hidratado. Alguns exemplos: legumes variados, cogumelos, frango em tiras, bacon, cubinhos de fiambre, tomate cherry... o que houver no frigorífico, basicamente!

Download da receita em PDF


Comentários

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!