Leite-creme

Há quem o prefira queimado, há quem o prefira com canela, há quem não se consiga decidir e opte por alternar entre ambos... eu gosto mais da versão caramelizada e, por essa razão, há uma série de anos, comprei um aparelhómetro, numa loja de eletrodomésticos do comércio tradicional Portuense, que oferece grandes espetáculos de labaredas de cada vez que faço leite creme! E ainda me lembro bem do queimador que a minha avó Glória usava, uma espécie de chapa de ferro com um cabo, e que aquecia em cima do bico do fogão a gás.
Uma sobremesa rápida, deliciosa, com grau de dificuldade igual a zero, com ingredientes que há geralmente por casa e que resulta sempre bem... é a minha sobremesa SOS, quando alguma experiência culinária resulta em desastre.
E fica tão bem em cima da mesa de Natal :)
Leite creme
Ingredientes (8 a 9 taças)
1 l de leite
8 gemas
175 g de açúcar
50 g de amido de milho
2 cascas de limão
1 pau de canela (opcional)
Canela ou açúcar para polvilhar

Preparação
Num tacho, fora do lume, colocar o açúcar e a farinha e misturar com as varas de arame.
Adicionar as gemas (se possível coadas) e mexer até uniformizar. Acrescentar um pouco de leite e mexer com as varas. Adicionar o restante leite e mexer bem até ficar dissolvido.
Acrescentar as cascas de limão e o pau de canela e levar ao fogão em lume brando. Nos primeiros minutos, não é necessário mexer sempre, apenas de vez em quando. Assim que estiver quase a ferver, mexer sempre para não agarrar ao fundo do tacho nem criar grumos.
Logo que atinja a consistência desejada, retirar do fogão, remover as cascas de limão e o pau de canela e distribuir de imediato pelas taças.
Polvilhar com canela ou açúcar (para queimar). 

Dicas
Quando opto pela canela, polvilho o leite-creme logo após estar pronto. Pode ser consumido quente ou depois de esfriar.
Quando faço o leite-creme para queimar, deixo-o arrefecer sem colocar nada por cima. Na hora de degustar, ligo o queimador à corrente e deixo-o aquecer até ficar em brasa, polvilho o leite-creme com um pouco de açúcar e faço um espetáculo de fogo com o meu velhinho queimador! Sirvo de imediato para que o açúcar ainda esteja sob a forma de uma camada estaladiça.


Download da receita em PDF




Comentários