Semifrio de leite condensado com frutos vermelhos

Quando era miúda, o dia de Páscoa significava (para além das celebrações religiosas) estrear roupa nova! Muitas vezes, era o primeiro dia do ano em que vestia uma saia ou um vestido sem collants... outras vezes até tinha a sorte de vestir manga curta. Pois bem, só motivos de alegria, depois da estação fria.
Atualmente, as estações parecem misturar-se, mas apesar do tempo teimar em não colaborar e os collants continuarem a ser apetecíveis e as mangas compridas obrigatórias, está na hora de deixar as paparocas de inverno e dedicarmo-nos a coisas mais frescas.
A base desta receita é do site Sabor intenso, apenas troquei os morangos por uma mistura de frutos vermelhos e envolvi as claras mais lentamente (para fazer um semifrio e não uma tarte). Aliás, uma grande vantagem desta receita é a sua versatilidade. Deve ficar igualmente deliciosa com ananás ou pêssego em calda, por exemplo.
Ficou um charme na mesa de sobremesas da Páscoa, ao lado do Pão-de-Ló e outros habituais da época.



Ingredientes (para 8 a 10 pessoas)
180 g de bolacha Maria
125 g de manteiga sem sal
1 lata de leite condensado (397 g)
4 ovos
200 ml de natas
6 folhas de gelatina
200 g de frutos vermelhos (usei congelados, depois de os descongelar)
Para decorar
130 g de frutos vermelhos frescos
Folhas de hortelã ou manjericão (opcional)
Vai dar jeito
Um aro de semifrio ou forma de fundo amovível
Batedeira elétrica
Processador (para picar a bolacha)
Fouet

Preparação
Descongelar os frutos vermelhos e escorrê-los bem. Colocar em cima de papel absorvente para que fiquem menos molhados.
Picar a bolacha com o processador ou, em alternativa, colocá-la num saco e bater com um rolo da massa até reduzi-la a um granulado fino.
Num tacho, derreter a manteiga. Retirar do lume e adicionar a bolacha ralada, misturando bem.
Colocar o aro em cima do prato de servir e dispor a mistura de bolacha e manteiga de forma a fazer uma base. Pressionar de forma a ficar compacta e levar ao frigorífico.
Colocar água fria numa taça e por as folhas de gelatina de molho.
Separar as gemas das claras e colocar as gemas num tachinho. Às gemas, adicionar o leite condensado e o pacote de natas e levar ao lume (brando) mexendo até engrossar (assim que começar a fervilhar, basta manter uns 2 ou 3 minutos). Retirar do lume e adicionar as folhas de gelatina espremidas, mexendo até dissolver. Deixar arrefecer até ficar morno.
Assim que o creme de leite condensado esteja morno, bater as claras em castelo. Adicionar o creme de leite condensado às claras e envolver cuidadosamente para garantir que fica uma mistura bem leve.
Retirar a base de bolacha do frigorífico e dispor os frutos vermelhos. Verter o creme do semifrio por cima dos frutos, de forma a ficar lisinho e levar ao frigorífico até que solidifique.
Antes de servir, remover o aro e decorar com os frutos vermelhos frescos e as folhas de hortelã ou manjericão.


Dicas
Sempre que possível, opto por usar manteiga de verdade e não margarina. A qualidade dos ingredientes faz toda a diferença no resultado final.
Para o semifrio solidificar e ficar fresco, serão suficientes cerca de 4 horas, mas eu costumo fazer este tipo de doces na véspera.

Download da receita em PDF



Comentários

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!