Couscous com vegetais

Desde que comecei a fazer couscous, passou a ser um habitué cá por casa. É extremamente versátil, a quem não viu ainda recomendo que passe os olhos pelo Couscous de camarão. E para ajudar é muito rápido e fácil de preparar. Um acompanhamento simples que substitui perfeitamente o arroz, a batata ou a massa e introduz mais variedade à mesa. Uma excelente opção para os dias da semana, em que o tempo disponível para a cozinha é curto!
Experimentem e vão ficar tão fãs quanto eu, pelo menos assim espero :)

Ingredientes (para 6 pessoas)
1/2 chouriço (se for dos pequenos)
450 ml de couscous
400 g de vegetais variados (ver dicas)
1 c. chá (bem cheia) de mistura de especiarias (ver dicas)
2 dentes de alho
azeite
1 folha de louro
sal
pimenta

Preparação
Começar por fazer o caldo. Colocar água num tacho, adicionar 1 dente de alho esmagado, a folha de louro e o chouriço e levar ao lume. Temperar com sal e deixar ferver uns minutos.
Numa frigideira, colocar um fio de azeite, 1 dente de alho bem picado e a colher de chá de especiarias. Deixar tostar cerca de 2 minutos e adicionar os vegetais. Deixar saltear, mexendo de vez em quando. Temperar com um pouco de sal e pimenta. Partir o chouriço do caldo em pedacinhos e juntar aos vegetais, salteando também.
Enquanto isso, colocar o couscous num tacho, medir 450 ml de caldo, verter por cima do couscous e mexer. Tapar o tacho e deixar repousar por 3 a 4 minutos.
Depois de repousar o tempo necessário, abrir o tacho e separar os grãos de couscous com um garfo.
Juntar os legumes salteados ao couscous e envolver bem.

Dicas
Uso uma mistura de especiarias própria para couscous que comprei no Lidl, mas se tiver por casa pimentão-doce, cominhos, coentros, pimenta preta, tomilho, cravinho, alho em pó... ou apenas 2 ou 3 destes, basta misturá-los
Comprei uma embalagem com 400 g de vegetais para saltear (no Lidl). Esta mistura tinha os seguintes ingredientes: pimento vermelho e amarelo, cebola roxa, raminhos de bimi e cenoura raspada.

Download da receita em PDF

Comentários