Cupcakes de chocolate e merengue

O que dizer a uma mistura de cupcake com bomboca? Pouco a dizer, dado que a boca estará ocupada a deliciar-se com este pecado.
A base de chocolate é rica e húmida, o merengue é bem suave e com aroma a baunilha e a capa de chocolate que guarda o merengue... bem, é chocolate e chega!
Quando vi esta receita, apaixonei-me de imediato pelo aspecto, mas fiquei céptica quanto a conseguir reproduzir os bolinhos. Lá arrisquei e não ficaram nada mal :)
Admito que demoram o seu tempo a fazer, mas garanto que o resultado vale o esforço. Desapareceram num ápice. Arrisquem e digam como correu.
Cupcakes chocolate e merengue

Ingredientes
Massa
1 ovo grande
160 g de açúcar
120 g de farinha
50 g de manteiga à temperatura ambiente
140 ml de leite
25 g de cacau em pó sem açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de extracto de baunilha
Uma pitada de sal
Merengue
3 claras de ovos grandes
285 g de açúcar
1/4 de colher de chá de cremor tártaro
1 colher de chá de extracto de baunilha
Cobertura de chocolate
400 g de chocolate
4 colheres de sopa de óleo de girassol
Outros
12 caixinhas de papel frisado
óstia colorida ou outros confetis comestíveis (opcional)

Preparação
Massa
Peneirar para um recipiente a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal.
Com a batedeira, bater a manteiga e o açúcar até obter uma mistura homogénea. Acrescentar o ovo e continuar a bater até ficar bem incorporado. Adicionar o cacau e voltar a bater.
Incorporar nesta última mistura o conteúdo do primeiro recipiente, em três vezes, alternando com o leite, ao qual se juntou o extracto de baunilha, e batendo entre cada adição.
Distribuir a massa pelas caixinhas de papel frisado próprias para cupcakes e levar ao forno por cerca de 25 minutos, ou até que o teste do palito indique que estão prontos.
Retirar do forno e deixar arrefecer.
Merengue
Colocar uma taça resistente ao calor em banho-maria com as claras e o cremor tártaro (não é necessário que a água chegue a ferver).
Mantendo a taça em banho-maria, bater com a batedeira eléctrica até começar a formar espuma e adicionar o açúcar em três vezes, continuando sempre a bater.
Assim que obtiver consistência de merengue (geralmente é suficiente bater durante 5 minutos), retire do fogão e bater durante mais 2 minutos (para arrefecer um pouco).
Deixar repousar uns minutos e colocar num saco de pasteleiro.
Montagem
Cobrir os cupcakes com o merengue e colocá-los no frigorífico para endurecer.
Derreter o chocolate em banho-maria (ou no microondas) e, de seguida, adicionar o óleo de girassol mexendo até uniformizar. Colocar a mistura de chocolate num recipiente não muito largo.
Estando o chocolate morno, mergulhar o cupcake no chocolate, de forma a cobrir o merengue, deixando escorrer o chocolate.
Salpicar os cupcakes com os confetis e levar ao frigorífico até à hora de os devorar.

Dicas
Eu usei caixinhas de papel frisado grandes, assim sendo, esta quantidade de massa foi suficiente apenas para 8 cupcakes. Na próxima vez vou fazer uma versão mais pequena, dado que estes ficaram muito grandes (meio cupcake já satisfaz). A receita original que eu segui indicava que esta massa seria suficiente para 12 bolinhos.
As caixinhas de papel frisado eram específicas para cupcakes e de excelente qualidade. O seu interior parece ter uma película antiaderente, o que facilita no momento de os despir.
Enchi as caixinhas até pouco mais de meio (menos de dois terços) e a massa cresceu até ao topo.
A receita original levava ainda 2 gotas e extracto de amêndoa no merengue. Dado que não tinha, não coloquei.

Receita retirada de um livro de receitas a que tive acesso temporariamente. Não tomei nota do nome, que me desculpe o autor.

Download da receita em PDF


Comentários

  1. Ai meus deus, isto deve ser uma delícia!!! Confesso que não sou a maior fã de cupcakes, mas de bombocas...sou e MUITO!!! Esta junção deve ficar uma delícia!!! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Sílvia, sou a Sónia do blog "Mãe, posso lanchar ?", desde já quero agradecer a visita e os comentários simpáticos! vim espreitar o seu blog, parabéns tem aqui receitas bem apetitosas! e que lindos que ficaram esses cupcakes, já estou tentada em fazer e comer ! beijinhos e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei realmente impressionada com as receitas que lá tem. Imagino que terá algum tipo de formação na área de pastelaria. Eu simplesmente adoro pastelaria francesa e já vi que muitas das coisas que partilhou vêm de lá :) Vou experimentar algumas coisas, certamente. Os semifrios também me ficaram nos olhos... raríssimo encontrar exemplares como os que publica! Assim que experimentar alguma, digo como correu. Beijinhos!

      Eliminar
    2. para responder à sua dúvida, não tenho nenhuma formação de pastelaria , apenas sou, tal como a Sílvia, apaixonada por pastelaria francesa. o facto de ser originária de França também ajuda, pois pesquiso muito em sites franceses, e faço muitas experiências antes de me lançar em coisas mais complicadas :) beijinhos

      Eliminar
    3. Pois que tenho muito que evoluir para chegar perto da qualidade com que faz as suas coisas. Parabéns! Beijinhos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!